31 dezembro, 2006

Ano novo vida nova!


O Natal já se foi, sem cumprir as promessas de tradição, alegria, paz, harmonia, sossego, mesa requintada, decoração glamorosa e prendas de sonho a que, em tempos, eu fui habituada!
Foi apenas mais um dia, passado em família, cheio de confusão, gritaria, cotoveladas à mesa, papéis de embrulho rasgados... Que saudades dos Natais na casa dos meus pais! Do cheirinho a arroz doce, rabanadas, farófias, azevias, coscurões e outros doces, que eram confeccionados noite dentro; do brilho dos cristais e das porcelanas, da toalha e guardanapos de linho bordados; do brilho das velas, do pinheiro altíssimo e ricamente decorado, do presépio gigantesco feito pelas crianças; do cheiro a musgo e resina de pinheiro; da chegada dos familiares, todos envergando roupas novas, faces coradas e um brilho no olhar; a caminhada até à igreja para a Missa do Galo, pela noite fria, para celebrar o nascimento do Menino; da alegria das crianças quando, de manhã, descobriam os presentes deixados pelo Pai Natal!
Vem agora o fim do ano, sem grande alarde, sem grandes festas... apenas mais um dia, apenas mais uma noite!

4 comentários:

Anónimo disse...

As coisas que me fizeste recordar: os aromas e as cores dos mimos gastronómicos... A passagem de ano? Uma noite igual a tantas outras mas com sabor a esperança de melhores dias.
Um beijo e Bom Ano

Anónimo disse...

É, lá na terra dos África, 3º mundo meismo, para num dizé 4º ou 5º...a gente era pobre mas si divirtia mais!

Agora sem sotaque, sem calinadas no português e fora de brincadeiras, o certo é que por muitas dificuldades que se tivessem o Natal era passado com bastante pompa e circunstância. Era uma festa com todos os requintes, a loiça melhor, os copos de pé alto, a toalha bordada à mão...

Os doces faziam-se ao longo do dia, todos ajudavam na decoração e nos preparativos.
A refeição era demorada e em família, com muita conversa a meio e os presentes, esses, eram muitas vezes pequenas lembranças feitas por nós mesmos, apenas a cereja no topo do bolo ;)

A passagem de ano, por seu turno era uma festa em que se saía, trajados a rigor. Dançava-se noite fora e aos primeiros raios de sol saía-se da festa a caminho da praia, onde se tomava o primeiro banho de mar do ano. E que bem que sabia...

Ai, ai... estou contigo São... temos que começar a fazer as coisas à nossa maneira ;)

Assunção disse...

Ai muié, essa agora do banhinho de mar até me arrepiou a alma... é que por cá, não sei se reparaste, mas está frio!!!! E se fossemos fazer a passagem de ano em Luanda??? ;)

Anónimo disse...

He he he... Voto antes a favor Cabo Verde :)